sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Actividades desenvolvidas com base no visionamento do conto" A maior Flor do Mundo"


Após o visionamento em aula de uma curta-metragem, , baseada no conto A Maior Flor do Mundo de José Saramago, foi-nos proposta a elaboração de duas actividades que desenvolvessem a leitura e a escrita em Língua Portuguesa.

Aspectos a explorar
Actividades orais
Actividades escritas
Acção:
- Titulo do filme;
- Acontecimentos;
- Final/continuação da história.
Perguntas com respostas orais sobre os acontecimentos do filme.
Composição em grupo – continuação da história.
Aspectos a explorar noutras áreas (estudo do meio, expressões)
Teatro representativo das composições escritas pelos alunos (continuação da história).












Figura 1 - Quadro de actividades

Nota: Estas actividades destinam-se ao 1ºciclo, mais precisamente ao 3º ano de escolaridade. Importa ainda salientar que estas actividades foram elaboradas em conjunto com as colegas Tânia Correia e Vanessa Martinho




Incentivo à Leitura

Desde cedo que as crianças devem ter acesso aos livros começando ao nível do pré-escolar e progressivamente no 1º ciclo, na medida em que o desenvolvimento da literacia irá proporcionar uma panóplia de aprendizagens importantes no desenvolvimento integral da criança.
A aprendizagem da leitura e da escrita exige das crianças que elas desenvolvam conceitos sobre o código escrito enquanto um sistema que representa unidades da linguagem oral. Nos códigos alfabéticos as letras representam os segmentos fonéticos, o que permite, através de um número limitado de símbolos (as letras), representar por escrito todas as palavras de uma língua.
A relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura parece ser uma relação recíproca e interactiva. A perspectiva de uma relação recíproca entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura tem subjacente a ideia de que é necessário um mínimo de capacidades de reflexão sobre o oral para que a criança consiga apreender a lógica inerente ao processo de codificação da linguagem escrita e que a aquisição da linguagem escrita vai, por sua vez, aprofundar o desenvolvimento de competências fonológicas mais sofisticadas.
Por fim, a relação entre a consciência da noção de palavra e a aprendizagem da leitura parece ser igualmente de natureza interactiva. A apreensão de que as palavras são rótulos verbais arbitrários e autónomos em relação aos referentes, e a percepção das unidades lexicais (ou palavras) no fluxo do discurso, facilita a tarefa de compreender as relações entre a fala e a escrita e, nesse sentido, facilita o processo de aprendizagem da leitura. Por outro lado, o contacto com a linguagem escrita e a manipulação das unidades gráficas através da linguagem escrita vão conduzir a progressos em relação à consciência do conceito de palavra.

Bibliografia:
  • SIM-SIM, Inês; SILVA, Ana Cristina; NUNES, Clarisse; Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância, Textos de apoio para Educadores de Infância; Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Lisboa 2008

      De seguida apresentaremos dois sites que representam 2 histórias dissemelhantes que incentivam a promoção da leitura nas crianças, sendo esse o seu objectivo pedagógico.

 
 
 
 
 
A Importância da Leitura (A menina que adorava ler)