sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Incentivo à Leitura

Desde cedo que as crianças devem ter acesso aos livros começando ao nível do pré-escolar e progressivamente no 1º ciclo, na medida em que o desenvolvimento da literacia irá proporcionar uma panóplia de aprendizagens importantes no desenvolvimento integral da criança.
A aprendizagem da leitura e da escrita exige das crianças que elas desenvolvam conceitos sobre o código escrito enquanto um sistema que representa unidades da linguagem oral. Nos códigos alfabéticos as letras representam os segmentos fonéticos, o que permite, através de um número limitado de símbolos (as letras), representar por escrito todas as palavras de uma língua.
A relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura parece ser uma relação recíproca e interactiva. A perspectiva de uma relação recíproca entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura tem subjacente a ideia de que é necessário um mínimo de capacidades de reflexão sobre o oral para que a criança consiga apreender a lógica inerente ao processo de codificação da linguagem escrita e que a aquisição da linguagem escrita vai, por sua vez, aprofundar o desenvolvimento de competências fonológicas mais sofisticadas.
Por fim, a relação entre a consciência da noção de palavra e a aprendizagem da leitura parece ser igualmente de natureza interactiva. A apreensão de que as palavras são rótulos verbais arbitrários e autónomos em relação aos referentes, e a percepção das unidades lexicais (ou palavras) no fluxo do discurso, facilita a tarefa de compreender as relações entre a fala e a escrita e, nesse sentido, facilita o processo de aprendizagem da leitura. Por outro lado, o contacto com a linguagem escrita e a manipulação das unidades gráficas através da linguagem escrita vão conduzir a progressos em relação à consciência do conceito de palavra.

Bibliografia:
  • SIM-SIM, Inês; SILVA, Ana Cristina; NUNES, Clarisse; Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância, Textos de apoio para Educadores de Infância; Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Lisboa 2008

      De seguida apresentaremos dois sites que representam 2 histórias dissemelhantes que incentivam a promoção da leitura nas crianças, sendo esse o seu objectivo pedagógico.

 
 
 
 
 
A Importância da Leitura (A menina que adorava ler)
 
 
 

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