quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Compreender as Vogais... Jclicando

"Olá!
Eu sou a letra A.
Hoje irei falar-te da minha família.
Sou a mais velha de cinco irmãos.
O meu irmão número dois é o – E.
Já o terceiro tem o nome de I.
O quarto é O.
E último chama-se U.
Somos os irmãos A, E, I, O, U."
Retirado de http://grupojovensapcvilareal.blogs.sapo.pt/18436.html

Foi-nos proposto em aula a realização de seis actividades utilizando o programa JClic em que todas estas tivessem o mesmo tema integrador. Como já devem ter percebido, as nossas actividades estão relacionadas com a Língua Portuguesa, nomeadamente as Vogais, onde as crianças terão uma autonomia maior para "descobrirem" esta aprendizagem de uma forma mais eficaz e interessante para eles.
Os jogos elaborados por nós têm como público alvo o 1º ciclo, nomeadamente o 1º ano de escolaridade e tem como principais objectivos, ou seja, as suas intenções pedagógicas prendem-se essencialmente ao nível do desenvolvimento da emergência da literacia, através de diversas associações sobre o tema.


Na nossa opinião, os nossos jogos funcionam como um bom recurso educativo, na medida em que permite às crianças o reconhecimento das letras neste caso, as vogais maiúsculas e minúsculas, bem como as palavras iniciadas por uma vogal e os respectivos sons das vogais.
Caso não tenham o JClic instalado no vosso computador, colocamos aqui o endereço para que possa ser instalado: JClic

Optámos por deixar aqui umas imagens dos nossos jogos bem como o ficheiro do jogo (clique aqui).







1 comentário:

  1. Caras alunas deixo-vos um comentário aos vossos jogos em Jclic.
    A mensagem que colocaram no blogue está muito bem construída mas possui endereço que, sempre que estão publicado no Internet devem ter uma ligação associada e essa ligação deve estar associada a um nome. Para alem disso, a mensagem tem vários tipos de letra.

    Os jogos não se iniciam por um ecrã informativo.

    O jogo de memória tem uma mensagem inicial que não lhe corresponde.

    Os jogos parecem pouco estimulantes para o 2º ano de escolaridade. Nessa fase as crianças já conhecem todas as letras, sabem escrever muitas palavras e estes jogos não terão qualquer dificuldade para eles e serão muito pouco estimulantes. Admito que se adequariam melhor ao 1º ano de escolaridade.
    Em qualquer dos casos não faz sentido ter mensagem iniciais dos jogos escritas quando se pretende aprender as vogais.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar