quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Utilização da Literatura Tradicional na Escola

Colocamos este documento no nosso blog, tendo em atenção um livro que fala sobre a literatura para a Infância, pois achamos que a escola deve ser um local de partilha de saberes onde deve estar integrada a Literatura Tradicional de Expressão Oral como propiciadora de novos conhecimentos.
A escola é um dos locais onde deve ser utilizada diferentes formas de expressão literária, incluindo a literatura tradicional de expressão oral que constitui um enorme potencial pedagógico para as crianças ao nível social, pedagógico e estético.
A Literatura Tradicional desempenha ainda um importante papel socializador, enquanto factor pedagógico de transmissão de um certo saber, e a nível linguístico manifesta-se esse papel, utilizando-se os jogos de palavras e certas rimas que constituem uma verdadeira iniciação à utilização lúdica da língua.
Neste sentido, vamos ver dois exemplos de potencialidades que as mais diversas formas de expressão literária tradicional podem suscitar num aluno:
- Conto: é através da chamada “Hora do Conto” que a criança tem acesso a uma linguagem simbólica que lhe vai ajudar a enfrentar certos problemas e a articular o seu mundo interior com as experiências que vai vivendo, isto é, a criança irá comparar-se ao herói da história que por norma é pequeno e que mesmo tendo aquela pequenez consegue ultrapassar tudo o que se mete no seu caminho – ao ouvir isto a criança irá enfrentar os seus problemas acreditando que também ele os consegue vencer como faz o herói da história.
- Rimas infantis: é através de rimas infantis, que no ensino pré-escolar, as rotinas diárias são feitas e inseridas no quotidiano da criança (rima p/ a hora do almoço, rima p/ a hora da sesta, rima p/ a hora de ir à casa de banho, etc.). Estas rimas também proporcionam às crianças um grande favorecimento da aquisição da linguagem, o aprender a contar, a percepção do tempo, entre outras.
Para além destes campos de literatura tradicional, também são trabalhados na escola os provérbios, as adivinhas e as anedotas
Em suma, consideramos que cabe aos educadoras a possibilidade de as crianças terem um contacto próximo com a literatura tradicional de transmissão oral, proporcionando à criança um grande potencial pedagógico capaz de promover diversas competências na criança.
Bibliografia do Livro:
BASTOS, Glória, Literatura Infantil e Juvenil, Universidade Aberta 1999 Lisboa

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