segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As T.I.C. no processo de ensino-aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?



As T.I.C. (Tecnologias de Informação e Comunicação) começaram a emergir com a evolução da globalização e consequentemente passaram a ter um papel fulcral na realização de qualquer actividade profissional, como por exemplo, na educação, sendo esta uma das áreas onde as T.I.C. são cada vez mais utilizadas como transmissor de novos conhecimentos. Na actualidade estas apresentam aspectos positivos e negativos nas escolas modernas.
Tendo em conta os aspectos positivos, podemos afirmar, em primeiro lugar, que as crianças ao utilizarem as novas tecnologias poderão construir o seu próprio saber, aprendendo de forma diferenciada e reflectindo sobre as diversas informações que lhes vão sendo proporcionadas através da adequada utilização das novas tecnologias. Mas, se as aprendizagens não forem treinadas, não se tornarão aprofundadas e consequentemente a construção dos seus próprios saberes poderá não ser conseguida. Para além disto as crianças também podem adquirir conhecimentos em conjunto, pois as T.I.C. promovem a aprendizagem em cooperação, por exemplo, na elaboração de uma história em conjunto ou a redacção de um artigo para o jornal escolar.
Em segundo lugar, as T.I.C. nas escolas podem proporcionar novas experiências pedagógicas, desenvolvendo nos alunos competências diferentes ao nível da leitura e da escrita, por exemplo, o processador de texto é uma ferramenta essencial para a utilização em sala de aula visto possuir inúmeras potencialidades no desenvolvimento de competências na escrita e na leitura, pois este veio-nos proporcionar a possibilidade de escrever de formas diferentes, de ajudar a criança a fazer melhor e consequentemente a criar novas formas de escrita.
Em terceiro lugar, as T.I.C. vão ajudar os professores/educadores a ensinar às crianças, desde muito cedo, que é necessário saber onde e como utilizar a informação pronta a ser consumida e consequentemente ajudar a novas formas de utilização das T.I.C. como um instrumento crucial de comunicação e aprendizagem da criança.
Quanto aos aspectos negativos, podemos afirmar, em primeiro lugar, que os encarregados de educação acham que para a escola melhorar é necessário haver mais equipamentos informáticos, pois pensam que com os media podem-se resolver todos os problemas de educação e basta apenas ter acesso às T.I.C. para haver sucesso educativo. As T.I.C. na educação não devem ser associadas à substituição do professor/educador mas sim encarada como o fio condutor na interacção de quem ensina e de quem aprende. Portanto, temos que “reinventar” a escola consolidando o “novo” com o “velho” de acordo com as novas aprendizagens.
Em segundo lugar, embora as T.I.C. sejam essenciais para a promoção de novas competências, existem outras, tais como a memória e a capacidade de interpretação e reflexão, que não são tão trabalhadas com a utilização das novas tecnologias.Em terceiro lugar, a comunicação pedagógica pode ser prejudicada com as novas tecnologias, pois se a pesquisa de informação não for orientada pelo professor/educador a criança poderá não alcançar os objectivos propostos, e consequentemente os alunos não conseguirão obter novas aprendizagens.
Por último, embora as novas tecnologias sejam essenciais para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, é necessário reconhecer que o uso da Internet poderá trazer uma diversidade de perigos e ameaças às crianças visto que na Internet existe o acesso directo a conteúdos indesejados, como pornografia ou sites violentos, que se podem tornar prejudiciais de uma forma física e psicológica para a criança devendo os adultos alertá-las para estes perigos virtuais.
Em suma, as T.I.C. no processo de ensino-aprendizagem tanto são desejáveis como indesejáveis, visto que, embora seja necessário que as escolas estejam equipadas com novos meios tecnológicos propiciadores para o processo educativo, compete também ao professor o lançamento de novos desafios que estimulem as crianças às novas aprendizagens. Sendo assim, as T.I.C. estão a modificar diariamente as nossas concepções básicas sobre a educação.
Imagem retirada de Google Imagens

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