segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um Site Educativo...

Foi-nos proposto a escolha de um site educativo e a nossa escolha recaiu sobre http://www.junior.te.pt/ , denominado de “JUNIOR – Brincar e Aprender, como deve ser!” pois está dirigido às crianças de JI e 1º/2º ciclos.
Neste site encontram-se diversas actividades e informações pertinentes que proporcionam às crianças diferentes aprendizagens e competências essenciais ao seu desenvolvimento psicológico e cognitivo.
Um dos aspectos positivos e que considerámos relevante foi o facto de haver expressão oral na área de JI pois as crianças pertencentes a este grupo etário ainda não sabem ler, e sem esta condição as crianças não conseguiriam aceder a este site bem como às actividades/jogos propostos autonomamente.Este site foi concebido com quatro autores distintos: a Texto Editores, a Educação, a Biblioteca Universal, e por último a MediaBooks.
Após a escolha do site, teríamos que escolher um jogo pertencente a qualquer uma das áreas e compreender as intenções pedagógicas que este poderia proporcionar às crianças. Optámos então, por escolher um jogo que estivesse dirigido ao JI, denominado “Vamos Contar” – consiste em contar as caixas do camião e arrastar o número correcto até ao círculo que se situa no meio do camião e que contém um “?”. No caso de as crianças não saberem como jogar o próprio site disponibiliza através da expressão oral a explicação de como jogar.
Este jogo ajudará a criança na área curricular da matemática proporcionando-lhe a aprendizagem de contagem, neste caso, de caixas (ajudando na sequência numérica - 1,2,3,4, etc) e associando o número contado ao algarismo correcto, bem como a apreensão das cores (o camião aparece sempre com uma cor diferente - ora azul, ora rosa,etc).
Imagem retirada de www.junior.te.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário