sábado, 15 de janeiro de 2011

PhotoStory

O photostory é uma aplicação da Microsoft que nos permite trabalhar com as imagens e com o som de forma a realizar sequências de imagens criando filmagens personalizadas.
Deste modo, foi-nos sugerida, no âmbito desta U.C., a realização de uma história adequada ao público infantil acompanhada de legendas e de uma música de fundo, produzido com o recurso a esta ferramenta. Ora, para tal, decidimos adaptar a obra de Margaret Wild e Freya Blackwood intitulada de “ Samuel e Saltitão (clique aqui), dado que a mesma permite abordar a importância do papel do adulto ao ajudar a criança a ultrapassar as suas perdas, explicando-lhe todo o processo que envolve a morte para que posteriormente a criança não sofra transtornos emocionais.
Note-se que o filme será acompanhado por uma narração da história, criada por nós, bem como por uma música que considerámos adequada ao enredo da história.

"O Samuel e o seu cão Saltitão faziam tudo juntos, desde que Saltitão era um cachorrinho. Mas um dia o impensável acontece. Quando o Samuel chega a casa vindo da escola, o Saltitão não está lá. O Saltitão nunca mais estará lá, mas o Samuel ainda não está pronto para o deixar partir."

Esta história narra com sobriedade e ternura o choque do sofrimento e o poder do amor.


Música de Toshiro Masuda - Sadness and Sorrow
Imagens retiradas na íntegra do livro Samuel & Saltitão

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    Não tem informação sobre as várias etapas do processo de adaptação da história.
    Não está explicitado a origem da imagens mas fico com a ideia de que são digitalizadas da história. Para além dos problemas de legalidade a isso associados, penso que isto vos desvaloriza adaptação que, assim, ficou simplificada.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar